top of page

TIMIDEZ

A TIMIDEZ

É uma situação na qual algumas pessoas encontram dificuldades em se relacionar com outros sujeitos, principalmente com aqueles que não conhecem ou quando se deparam com novas situações. Faz-se necessário ressaltar que, tais indivíduos sentem medo de errar ou de serem humilhados e por isso, muitas vezes, preferem não se arriscar, o que pode resultar em um verdadeiro sofrimento psíquico.

No entanto, as pessoas portadoras desse problema devem ir à busca de ajuda no sentido de superá-lo ou minimizá-lo. Isto porque, é uma condição que vem a se repercutir em todos os aspectos da sua vida, oportunidades que são perdidas, questões familiares e de relacionamentos que ficam mal resolvidas, e essas situações podem vir a complicar com transtornos psíquicos, como ansiedade e depressão, entre outros, bem como a insônia.

Seguem algumas sugestões que podem lhe ajudar a vencer este problema:


1. O ponto de partida mais importante para começar a vencer essa barreira é querer muito vencê-la.


2. A segunda maior coisa a fazer é respirar fundo e se “jogar”, falar, expressar o que precisa, mesmo com toda aceleração do coração, tremores, gaguejar e rubor facial.


3. Na noite anterior a qualquer atividade que precise expor algo, procure fazer um relaxamento antes de dormir e durante o mesmo tente visualizar a cena onde você está falando com tranquilidade e confiança, procure sentir essa sensação de segurança, veja a cena onde as pessoas que estão lhe assistindo demonstram muito interesse e até mesmo elogiando a sua apresentação, isso vai lhe trazer mais confiança que irá se refletir no momento real da apresentação, a visualização deve ser bem nítida de modo que você sinta a sensação de segurança enquanto visualiza a cena. Coloque bastante querer nesse momento.


4. Estar preparado (a), seguro (a) do que precisa falar é, também, fundamental para que se obtenha sucesso. Quando se tem segurança do que quer falar fica fácil acreditar que ninguém sabe mais do que você naquilo que está explanando e assim é possível controlar melhor a timidez.


5. Durante seus estudos em casa, procure explicar para si o que compreendeu, sem olhar para o texto, de modo a adquirir mais confiança, esse é um ponto importante para adquirir segurança.


6. Quando estiver estudando procure identificar pontos que mais lhe chamaram a atenção e sinalize, marque com caneta vermelha ou algum símbolo, desenho, etc. de modo que você possa colocar ao lado do trecho que achou interessante. Esse sinalizar, irá criar mais uma ferramenta de lembrança e de segurança.


7. Alguns minutos antes de realização sua exposição oral, realize um respiratório que acalma os batimentos cardíacos. Ele consiste em inspirar rápida e profundamente, em seguida soltar o ar pelo nariz o mais lentamente possível, repita esse exercício 10 a 15 vezes, ou o suficiente para que sinta a sensação de alívio, calma. Esse exercício pode ser realizado de forma bem discreta, ao ponto que as outras pessoas nem perceberão que está respirando de forma diferente.


8. Procure realizar atividades que desenvolvem o estado extrovertido, como teatro, música, dança, ensinar, entre outros.


9. Quando estiver em casa ou dirigindo, ou em qualquer outro local que lhe permita fazer, procure cantar bem alto, expressando emoções, se solte o mais que puder.


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page