COMO ORGANIZAR A MINHA VIDA E OS ESTUDOS

 

 

 Vários estudos apontam para um elevado índice de transtornos emocionais entre os estudantes sobretudo naqueles que se encontram no terceiro ano do ensino médio e os universitários do primeiro ano.  Dentre os transtornos emocionais destacam-se a ansiedade e a depressão.

 

Este fato denota a fundamental importância de um serviço de orientação ao aluno nas escolas e universidades para assistência dos mesmos nas suas questões acadêmicas, vocacionais e pessoais com o objetivo de prevenir ou minimizar esses problemas. Trata-se de condições que levam a prejuízos pessoais e sociais, bem como ao afastamento do curso. 

 

O professor, também, pode fazer a sua parte nesse sentido, fornecendo aos seus alunos algumas orientações que venham a facilitar o seu desempenho durante o curso. 

 

Dentre as medidas preventivas de maior relevância vale salientar a orientação ao aluno de como estudar de forma organizada, mantendo a sua qualidade de vida.

 

As notas não medem de forma eficaz o conhecimento de uma pessoa, nem constituem a única medida de avaliação do desempenho de um aluno e ,além disso, alguns indivíduos podem aprender muito e adquirir uma boa instrução sem obter notas altas.

 

Diversas pesquisas demonstram que os alunos que receberam orientação sobre métodos de estudo tiraram notas melhores com menos tempo gasto em estudar. Bons hábitos de estudo possibilitam fazer-se mais em menos tempo.

 

O tempo que se economiza pode ser dedicado às coisas que gosta de fazer. Aprender e estudar não são necessariamente obrigações desagradáveis. Um meio de obter satisfação com o estudo é saber o que aprender e como fazê-lo.

 

Existe aquele estudante que está sempre atrasado com os estudos da faculdade. Ele sempre tenta estudar, mas quando pega nos livros acontece alguma coisa que o interrompe, é o telefone que toca, alguém que o chama, ou lembra de ver as mensagens recebidas, etc. 

 

Outras vezes, passa quatro a cinco horas seguidas estudando uma única matéria e esquece das outras,  as quais deixa para estudar às vésperas das provas.

 

Ele não aprendeu a organizar seu tempo para um estudo eficiente. Logo, a primeira providência a tomar, e a mais importante, é organizar um planejamento de vida, incluindo um horário de estudo. Um horário bem planejado poupa tempo, eliminando os movimentos desnecessários.

 

Gerenciar o tempo significa estabelecer e seguir um plano de vida que vise organizar e priorizar os estudos em um contexto de atividades competitivas como o trabalho, a família, a saúde, a atividade física, o lazer, entre outras, mantendo assim a qualidade de vida.

 

1. Controle seu tempo.

 

2. Faça reflexões sobre como utilizar o tempo de modo inteligente.

 

3. Saiba quando estiver perdendo tempo, quando o estudo não está sendo eficaz.

 

4. Saiba quando estiver produtivo.

 

5. Realize um breve relaxamento antes de iniciar o estudo.

 

Plano de estudo eficaz:

 

1. Durma o suficiente de 6 a 8 horas/noite. 

 

2. Tenha uma dieta bem balanceada, rica em frutas, legumes, verduras, grãos e cereais, além de  tomar um café da manhã reforçado, contudo se você for daquelas pessoas que não consegue comer logo cedo pela manhã coma ao menos uma fruta. Beba bastante água.

3. Estudar sentado e com a coluna ereta favorece a nutrição cerebral e uma maior concentração.

 

4. Programe no seu horário momentos de lazer, para realizar atividade física e as coisas que gosta de fazer, etc..

 

5. Priorize as tarefas

 

6. Programe tempo para as revisões 

7. Deixe um espaço para os imprevistos.

 

Lembre-se: o esquecimento se dá dentro de 24 horas em que não houve revisão.

AQUI  VOCÊ ENCONTRA DICAS DE MEMORIZAÇÃO E COMO ENVOLVER TODO O SEU CÉREBRO DURANTE A LEITURA.

© Copyright 2014 Mega Inteligência

Todos os direitos reservados