NEURÓBICA

Ginástica cerebral leva a uma memória de elefante
O princípio básico da neuróbica é fazer diferente as coisas que costumamos realizar diariamente, ou seja é a ginástica cerebral que tem como objetivo estimular a produção de nutrientes que desenvolvem as células do cérebro tornando-o mais jóvem e forte, ampliando a capacidade mental.
 
A neuróbica foi desenvolvida pelo neurocientista Lawrence C. Katz, é uma técnica que utiliza os cinco sentidos de uma forma inesperada, propondo exercícios que podem ser realizados a qualquer hora do seu dia.
 
Contudo, não se deve realizá-los em todas as atividades diárias e sim escolher uma ou duas atividades rotineiras e aplicar a neuróbica, sempre mudando ou misturando os exercícios nos dias seguintes.
 
Exercícios da neuróbica que você pode fazer para estimular o seu cérebro:
1. Na sua casa ou no trabalho, depois de algum tempo, e sempre que for possível, troque os objetos de lugar.
 
2. Algumas atividades que você realiza com a mão direita (se dextro) ou esquerda (se canhoto) procure realizar com a outra mão (escrever, escovar os dentes, pentear o cabelo, ligar um aparelho, grampear, etc).
 
3. Experimente passar hidratante no corpo ou perfume com os olhos fechados.
 
4. Pegue objetos na bolsa ou pasta sem olhar, identificando apenas pelo tato, esse mesmo exercício você pode fazer para encontrar uma chave que deseja para abrir a porta de casa ou um armário.
 
5. Exercite o cérebro com o olfato e o paladar, identificando os diferentes aromas de olhos fechados. Ex. café, álcool, limão, laranja.
 
6. Mude o trajeto de ir para casa ou para o trabalho e se costuma ir de carro, utilize táxi ou ônibus, algumas vezes, ou vá de carona.
 
7. Visite lugares diferentes que não tem costume de ir.
 
8. Conheça novas pessoas.
 
9. Procure identificar os diferentes sons ao seu redor.
 
10. Experimente, também, momentos de profundo silêncio, colocando tampões nos ouvidos.
 
11. Assista filmes e programas de TV ou ouça músicas diferentes do que costuma fazer.
 
12. Mude a rádio que tem costume de ouvir no carro.
 
13. A Tempestade de Idéias ou "Brain Storm" é uma dinâmica excelente para desenvolver a capacidade criativa, potencializar a concentração, solução de problemas, entre outros.
 
Esta técnica pode ser utilizada por empresas, escolas, grupos de uma maneira geral, e até mesmo para exercício individual. Ela estimula a formação de novas conecções cerebrais.
 
 
Dicas para as coisas que esquecemos onde colocamos:
 
1. Para as coisas que precisa ter a mão e esquece onde colocou como os óculos, por exemplo, escolha um local, em sua casa, e crie o hábito de sempre guardar no mesmo lugar.
 
2. Para as mulheres que guardam muitas coisas na bolsa e na hora de encontrar o celular ou chave da porta perdem muito tempo procurando em meio a tantos objetos, a solução é escolher, também, um local na própria bolsa onde sempre colocar. As bolsas, geralmente, têm uma pequena divisória em seu interior que é ideal para separar objetos, excelente lugar para celular e chaves
 
 
 

Referências:

  • Mantenha o seu cérebro vivo - Lawrence C. Katz, Ph. D. e Manning Rubin.

© Copyright 2014 Mega Inteligência

Todos os direitos reservados